Estudo de Caso de Marketing Digital: Pachamama

A metamorfose de uma marca

Proteina.Digital
5 min readApr 27, 2021

Dizem que a primeira impressão é a que fica.

No caso de marcas, essa primeira impressão é o branding.

E ele pode ser o diferencial entre uma conversão ou não.

Já há algum tempo a psicologia provou que levamos menos de 30 seg para criar uma percepção sobre uma pessoa, e com marcas não é muito diferente. Ao olhar para a logo de uma marca, já sabemos se ela é uma marca de luxo ou não; se é uma marca de produtos orgânicos ou não; e a partir dessa primeira impressão estabelecida, é que decidimos se vamos interagir ou não com aquela marca.

No caso de pessoas, o mesmo estudo aponta que leva em torno de 6 meses para que a concepção estabelecida seja desfeita, conforme a convivência aumenta. No caso das marcas, muitas vezes é necessário o trabalho de rebranding e um reposicionamento total na comunicação.

Nesta série especial, a Proteína Digital traz um case de sucesso na área de design, branding e estratégia de comunicação 360°.

Vamos conhecer a Pachamama?

A PACHAMAMA

A Pachamama é uma empresa de produtos 100% naturais e terapêuticos, que nasceu da colaboração de diversas mulheres com o objetivo de cuidarem de si, da sua espiritualidade e da terra. E assim, através da natureza e de forma artesanal, elas convidam seus clientes a cuidarem de seus corpos enquanto cuidam da natureza.

DESCONSTRUA

Durante a pandemia de 2020, as vendas offline foram comprometidas, surgindo o desafio de manter o faturamento e não perder o compromisso com as embaixadoras e seu público já consolidado.

A marca precisava criar uma presença digital alinhada ao seu propósito e objetivo.

Por isso, reposicionamos totalmente a marca para trazer a essência mística da Pachamama à vida, através de peças gráficas lúdicas, com uma nova logomarca com cores vibrantes e uma comunicação que não apenas falasse com o público da marca, mas que também despertasse emoções nas mulheres.

Seja Bruxa

RECONECTE-SE COM AS RAÍZES

Não se tratava apenas de conhecer os produtos pachamama, mas de se inspirar na essência da pachamama.

Através do branding e com uma estratégia de conteúdo voltada para o resgate dessa essência, preparamos a marca para a entrada no digital com o lançamento da nova plataforma de e-commerce.

Site Pachamama

Para reposicionar a marca criamos novas diretrizes de tom e voz.

Com a análise brand persona e brand buyer, inserimos na estratégia de comunicação conteúdos alinhados aos valores femininos e místicos, valorizando a natureza, as emoções e a força das mulheres.

Nosso foco?

Valorizar as experiências que a marca promove.

Mais do que um brand book contendo as diretrizes e análises, construímos o tom e a voz, os arquétipos e o manifesto que a marca deveria transmitir ao mundo.

E é esse manifesto em forma de branding que vocês conferem agora.

LOGOTIPO

Mantendo o desenho original da marca, que expressava nas linhas curvas a conexão da natureza com a mulher, através do traçado que lembra a copa de uma árvore e a palavra mama como representante do femnino, conseguimos trazer o comportamento digital no modo responsivo por extenso para melhor aproveitamento em mobile.

A fonte remete a uma personalidade forte e ao mesmo tempo feminino.

Um tanto delicado e um tanto descontraído. As formas aleatórias das linhas simbolizam alguém que não quer seguir regras e que gosta de criar as suas próprias.

Logo Pachamama

CORES

O vermelho Pachamama é a cor que corre nas veias da marca. Apostando em cores intensas, a marca transmitia todo o sentido emocional

Variação de logo Pachamama

TIPOGRAFIA

Quando pensamos em branding, nosso cérebro visual associa-se logo a um símbolo.

E sim, logomarcas são símbolos.

Mas não necessariamente precisam ser símbolos gráficos. Pois uma tipografia pode dizer muito mais do que qualquer elemento estético.

A própria tipografia pode ser a essência da marca, ao demonstrar através de seus traços os sentimentos que queremos traduzir.

É o caso da Adria Deco é uma fonte que apresenta aspectos que remetem ao universo sagrado, quase histórico.

Conexão Pachamama

SOCIAL

Com o conteúdo das redes sociais, conectamos os produtos da marca, estruturamos textos e imagens que reforçam a conexão da mulher com a natureza e, ao mesmo tempo, trazem a reflexão sobre personalidade, força, expressão e cuidado delas com o próprio corpo.

As chamadas mais diretas reivindicavam o olhar e a atenção da mulher para dentro, para o autocuidado, o foco na autoestima e nos detalhes de cada uma.

FLORESÇA

Para a execução deste trabalho, foi essencial um estudo aprofundado da marca, do mercado de produtos de autocuidado naturais e a elaboração de um moodboard que exaltasse todo o lado místico da pachamama, para transmitir isso em cada peça gráfica.

Um trabalho árduo mas gratificante.

O case da Pachamama é apenas um dos trabalhos de branding executados pela Proteína Digital.

Nosso objetivo é fazer com que mais marcas tenham um case de sucesso como a Pachamama e que consigam transmitir exatamente seus valores através de cada ponto de conexão com seus clientes.

Cuide do branding do seu negócio com a Proteína.

--

--