ERP e Business Intelligence

ERP & Business Intelligence

Proteina.Digital
5 min readApr 8, 2021

Os dados irão dominar o mundo.

Na verdade, já dominaram, mas nem todo mundo consegue ainda entender a importância deles, e analisar o fluxo de dados gerados diariamente por milhares de pessoas é o desafio dos profissionais de marketing e TI nos próximos anos.

Segundo o Estudo de Mercado de Computação em Nuvem e Inteligência de Negócios em 2020 do Dresner Advisory Services, relatório anual que aborda as tendências de implantação em relação à computação em nuvem e business intelligence (BI), 54% das empresas concordam que BI baseado em nuvem é vital para suas iniciativas atuais e futuras.

A importância do BI na nuvem dados 2012 a 2020

Hoje, mais de 46% das pequenas empresas usam uma ferramenta de BI, com o valor de mercado previsto para chegar a US $ 29,48 bilhões em 2022, segundo informações divulgadas pelo site Finances Online. E quando voltamos a atenção para o mercado móvel, a mesma pesquisa aponta um crescimento de até US $ 16 bilhões para 2023, o que equivale a uma taxa de crescimento de 21,6%.

Porém, segundo relatório da Gartner, empresa de consultoria especializada em BI, 87% das organizações “têm baixa maturidade em BI e análise de dados”.

Se todos esses dados ainda não convenceram que o Business Intelligence e o mercado de dados estão em franca expansão, e são essenciais para manter os negócios no caminho certo, eis mais um dado divulgado pela revista Forbes em 2020:

85% dos líderes mundiais acreditam no BIg Data

Então, se você ainda não investe em ERP e Business Intelligence continue lendo este texto, pois nós vamos ajudar você a entender como tirar proveito do Big Data e BI para não ficar para trás e aproveitar todas as vantagens que uma estratégia Data Driven tem a oferecer para o seu negócio.

Continue lendo o texto, e vem com a gente.

O que é ERP?

Sigla para Enterprise Resource Planning, ou Planejamento Empresarial de Recursos em português, ou seja, um sistema de gestão integrada.

A principal função é centralizar todas as informações da sua empresa, coletando dados periodicamente, e consolidando em um Data Warehouse, que será acessado posteriormente pelo profissional de marketing ou gestão da empresa, para gerar relatórios e insights, que alimentarão a estratégia de Business Intelligence da marca e a tomada de decisões pelos CEO’s.

Você pode estar estranhando o uso da sigla ERP ao invés de SAP, por isso vale um esclarecimento antes de continuarmos.

SAP é o nome do sistema de integração de dados que domina atualmente o mercado, ou seja, a ferramenta, e não o processo.

Ponto esclarecido, podemos continuar.

Por que usar os dados do ERP para as estratégias de BI?

Você deve estar se perguntando qual é a diferença de usar um sistema integrado como o ERP para gerar relatórios e fazer a análise de dados, quando já dispomos disso com o Google Analytics, certo?

O Google Analytics é ótimo para analisar os dados gerados pelo seu site; a jornada dos clientes até a conversão, quanto está sendo gasto em campanhas, entre outras coisas. Mas quando pensamos em negócios maiores, a complexidade dos dados também aumenta…

Vamos imaginar uma instituição bancária.

Existem pessoas que acessam o banco por serviços online, que podem ser internet banking, aplicativos móveis e até caixas eletrônicos.

Porém, como saber quanto o cliente movimenta por mês na conta em média? Quantos deles usam esse serviço diariamente, ou quantos acessam apenas uma vez por mês para pagar as contas?

Você precisa criar um código para cada cliente, um código único, que gerará uma tabela de clientes gigantesca, e que todas as vezes que ele interagir com os sistemas do banco, ele aparecerá no relatório diário que é jogado pro Data Warehouse, e que irá alimentar um sistema maior de cadastros onde o profissional de marketing poderá ver que o cliente X, acessa o serviço apenas uma vez por mês, criando a possibilidade de fazer uma campanha específica para ele.

Configuração de um sistema de Business Intelligence ou Advanced Analytics

Ou poderá cruzar os dados das pessoas que mantêm um mesmo fluxo de acessos, e então, criar um produto específico para essas pessoas.

Esses são alguns exemplos que o Google Analytics não mostra.

E é justamente por esses insights que um sistema de ERP é fundamental para uma estratégia de Business Intelligence assertiva.

Mas calma, se você ainda não tem isso na sua empresa, precisamos analisar o cenário para definir qual a melhor estratégia a ser adotada.

Vamos analisar isso agora?

Preciso de um ERP para ter uma estratégia de BI?

Se o seu negócio tem um volume enorme de dados, como o exemplo que demos da instituição bancária, é altamente recomendável integrar o seus dados em um sistema ERP, não esquecendo de integrá-lo com seu sistema de gestão de CRM.

Porém, se o fluxo de dados da sua empresa ainda é pequeno a médio, você pode se beneficiar do Business Intelligence sem necessariamente ter que investir em um sistema de ERP, pois o profissional de BI irá gerar os relatórios e insights para a sua marca do mesmo jeito, e você poderá aplicar as diretrizes aumentando a produtividade e a conversão da sua empresa.

O que irá definir se você precisa de um sistema ERP é o fluxo de dados que o seu negócio gera e a velocidade que você precisa ter acesso aos relatórios desses dados.

Precisando avaliar a estratégia e os dados da sua empresa? A Proteína conta com uma equipe especializada em BI e Growth, que pode ajudar o seu negócio a alavancar.

Consulte um dos nossos especialistas agora mesmo.

Adicione Proteína e veja o seu negócio crescer.

Fontes:

https://www.nixsolutions.com/blog/getting-started-business-intelligence-analytics/

https://financesonline.com/20-essential-business-intelligence-statistics-analysis-of-trends-data-and-market-share/

https://www.gartner.com/en/newsroom/press-releases/2018-12-06-gartner-data-shows-87-percent-of-organizations-have-low-bi-and-analytics-maturity

https://gumroad.com/l/jqDen

--

--