Passo a passo para uma estratégia de link building de sucesso

Proteina.Digital
4 min readMar 10, 2021

--

Quase 20 anos se passaram desde o lançamento do Google Penguin que trazia a inovação do PageRank, o algoritmo que mudou completamente as regras do jogo da classificação das pesquisas ao não apenas analisar o conteúdo dos sites, mas também quantas páginas possuíam links para aquele domínio nas primeiras posições.

O lema antes era “quanto mais melhor”, porém com o tempo, o Google parou de focar na quantidade e passou a se importar mais com a qualidade desses links.

Se você está se perguntando o que é mais importante agora, e como construir uma estratégia de link building de sucesso, continue lendo que nós vamos lhe explicar tudo.

Por que ter uma estratégia de link building?

Porque isso gera tráfego orgânico para o seu site/blog, o que pode culminar na captação de leads se a sua empresa tiver uma estratégia orientada ao Inbound Marketing; ou gerar a conversão se for algo mais direto como um e-commerce. Além disso, todos esses dados que serão produzidos, através de Business Intelligence, podem gerar insights de conteúdos pertinentes a sua audiência que alimentarão mais links, melhorar o SEO para as pesquisas no Google e gerar campanhas de marketing mais assertivas para o seu negócio.

Agora que você já sabe a importância do link building para o seu negócio, vamos às questões práticas. O que fazer?

Crie um Blog

De acordo com a HubSpot, as empresas que fazem blogs geram em média 97% mais links inbound e 55% mais visitantes do site .

Ainda segundo esta pesquisa, ter um blog faz com que você tenha 434% mais páginas indexadas e seus links de entrada cresçam 97%.

Blogs geram em média 97% mais links inbound e 55% mais visitantes do site .

Muitas pessoas acreditam que hoje os blogs perderam força para o universo audiovisual, e ninguém tem mais tempo para ler nada. É até verdade. Plataformas como o Youtube crescem todos os anos, e os vídeos são ranqueados da mesma forma que uma página web pelo Google.

A questão é que os vídeos são ótimos nas pesquisas para topo de funil, mas quando você precisa de um passo a passo ou de algo específico e quer fazer aquele scanner rápido sobre o conteúdo para achar logo o que lhe interessa, as páginas web ganham na preferência.

Infográficos para todos os lados

Os infográficos geram 37,5% mais backlinks do que uma postagem de blog padrão .

Os infográficos geram 37,5% mais backlinks do que uma postagem de blog padrão .

Isso acontece porque eles são muito compartilhados nas redes sociais, principalmente Pinterest e Linkedin, e se o infográfico tiver um código HTML para ser incorporado por outros sites, a geração de backlinks torna-se ainda mais eficiente.

Se você tiver que escolher um tipo de conteúdo para investir e que terá retorno, invista neste.

Crie listas

Quando você cria uma página com listas, como “10 melhores cursos online sobre marketing digital”, você está ajudando o link building dos sites citados, mas também acabará recebendo várias referências de outros sites que abordam o assunto. Ainda mais se você tiver uma lista maior ou mais específica do que a concorrência.

Fique de olho na concorrência

Eu sei, isso faz parecer que teremos que invadir algum sistema ultra secreto, mas não é bem isso.

Na verdade é bem simples.

Basta pegar alguma palavra chave que esteja interessado que a sua página apareça nas primeiras posições do Google. Identificada a sua concorrência, vá em OpenSiteExplorer.com , insira a url de uma das páginas que aparecem nas primeiras posições e voilá! Ele lhe mostrará quais são os backlinks que estão associados àquela página. E começaremos o trabalho real.

Ações a serem tomadas:

  • Produzir um conteúdo melhor do que o que seu concorrente de forma a chamar a atenção daqueles sites e ganhar backlinks com as estratégias que falamos anteriormente;
  • Entrar em contato com os sites, e mostrar que você fez um conteúdo mais relevante, ou mais atualizado, e tentar conseguir que eles façam uma postagem sobre você. Isso pode ser feito através de troca de postagens, fazendo um conteúdo que gere links para o site que você está tentando persuadir a produzir um backlink.
  • Se os links forem de veículos de imprensa, talvez seja necessário investir em uma assessoria de imprensa para começar a angariar relevância na sua área de atuação. Muitos profissionais liberais usam essa estratégia para conseguir links para seus artigos, e autoridade no seu nicho.

Rastreamento de Backlinks

E como você tem certeza de que essa estratégia está surtindo efeito?

Rastreando os backlinks que você ganhou ao longo do tempo.

Como?

Você pode verificar de forma gratuita através do Ahrefs, mas as melhores ferramentas são pagas, como o Monitorbacklink.

Uma estratégia de link building eficiente gerará backlinks constantes e você verá um aumento nos acessos orgânicos ao seu site, além de uma melhora considerável no SEO, maximizando os seus resultados. .

Quer aumentar os acessos ao seu negócio, ganhar mais relevância nas pesquisas do Google e produzir um conteúdo mais interessante para sua audiência?

Vem com a Proteína conhecer a nossa equipe de Criação e SEO!

Fontes:

https://www.hubspot.com/marketing-statistics

https://neilpatel.com/blog/13-efficient-link-building-strategies-for-busy-marketers/

https://backlinko.com/link-building

--

--