Por que usar a Realidade Aumentada e Virtual como estratégia de marketing da sua empresa

Proteina.Digital
4 min readFeb 15, 2021

--

Segundo dados divulgados pelo relatório da eMarketer no ano passado, os usuários de Realidade Virtual, nos Estados Unidos, devem crescer de 52,1 milhões de usuários mensais em 2020 para 60,8 milhões em 2022.

E de acordo com dados da Fortune Business Insights divulgados pela PR Newswire em 2019, as soluções de RA (Realidade Aumentada) e RV (Realidade Virtual) devem crescer em torno de 42,2% nos próximos anos, passando de US$ 7,3 bilhões de investimentos no mercado registrado em 2018 para cerca de US$ 120,5 bilhões em 2026.

Trata-se de um mercado em franca expansão, sendo apontado como o próximo step nas interações sociais, assim como o vídeo foi apontado alguns anos atrás. Porém, não são todas as empresas que estão preparadas para utilizarem a tecnologia de realidade aumentada e virtual em seus negócios, e principalmente como estratégia de marketing, pois além de requerer uma equipe de tecnologia alinhada com a experiência do usuário (UX), é necessário um equipe de conteúdo criativa para se adaptar a essa nova linguagem e, criar experiência realmente interessante.

Andar de montanha russa virtual, não é mais suficiente para cativar seus clientes.

Realidade Virtual x Realidade Aumentada

Antes de definir se a sua estratégia de marketing pautará o uso de imersão virtual, é preciso entender a diferença entre realidade virtual e realidade aumentada.

A realidade aumentada tem como proposta sobrepor informações digitais em uma imagem de algo sendo visto por meio de um dispositivo, normalmente um smartphone; Já a realidade virtual é o uso da tecnologia de computador para criar um ambiente totalmente

imersivo e simulado através de um dispositivo headset, como aqueles óculos 3D que estamos mais habituados a ver no mercado.

A RA e RV avançam para todos os setores

O interesse de gigantes como o Facebook, Apple e Google no uso de soluções de RA e RV para a melhoria da experiência do usuário, tem alavancado o crescimento de estratégias de marketing com o uso desta tecnologia. Porém, empresas de tecnologia e redes sociais não são as únicas que utilizam RA e RV para solucionar gap’s de comunicação e encontrar soluções inovadoras.

A Everis, consultoria multinacional de negócios e TI, realizou um mapeamento das aplicações e empresas que investiram em ações com imersão virtual, identificando quais as áreas de atuação que têm mais apostado neste tipo de estratégia. Os dados constam na pesquisa “X-Reality Inside 2020”, o primeiro panorama das aplicações de X-Reality no Brasil. Segundo o relatório, segmentos como educação, healthcare, indústria automotiva e manufatureira, são exemplos de nichos de mercado que estão apostando alto nesses recursos.

Como usar RA e RV no marketing do seu negócio?

Alguns cases de sucesso já podem ser observados utilizando o marketing de imersão.

É o caso da Volvo que, em 2014, convidou seus clientes a serem os primeiros a experimentar o novo Volvo XC90 com Volvo Reality, um test drive de realidade virtual completo em seu telefone, através do download de um app que funcionava com ou sem óculos de imersão 3D. As estratégias de marketing com RA e RV, inclusive, são grandes aliadas em campanhas que utilizam storytelling interativo, conforme falamos neste artigo aqui.

Em 2019, a Volvo, junto com a Varjo, uma startup de tecnologia da Finlândia que se especializou em realidade virtual, passou a usar a tecnologia de realidade virtual e aumentada no desenvolvimento de seus carros, colhendo feedback de usuários Beta sobre o design, a disposição dos botões nos painéis entre outros dados.

Outro exemplo é a empresa sueca IKEA que permite que seus clientes montem suas casas com os móveis da marca através de aplicativos de RA, através do app IKEA Place.

Mas a Ikea não parou por aí e também lançou uma campanha utilizando RV, onde os consumidores podiam experimentar os locais, como as cozinhas planejadas da marca, antes de comprá-las.

Apostar em campanhas com realidade aumentada e realidade virtual, além de trazer um diferencial competitivo para a sua marca, proporciona que você interaja com seus clientes e colha dados que poderão ser usados posteriormente no desenvolvimento de produtos e comunicações específicas para cada público através da análise desses dados com Data Driven e Business Intelligence.

Para se diferenciar no mercado altamente competitivo e cada dia mais digital, as empresas precisam ficar de olho em como proporcionar uma experiência única a seus clientes, e apostar em RA e RV, com certeza é seguir neste caminho.

Preparado para proporcionar uma experiência inovadora com a sua marca?

A Proteína conta com uma equipe de criativos e especialistas em User Experience para ajudar você a produzir sua primeira campanha de realidade virtual e aumentada.

Adicione Proteína a sua estratégia de marketing.

Fontes:

https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-realidade-virtual/

https://www.prnewswire.com/news-releases/virtual-reality-market-to-exhibit-a-remarkable-42-2-cagr-moves-by-facebook-google-and-apple-to-offer-an-advanced-user-experience-to-boost-growth-fortune-business-insights-300917042.html

https://adespresso.com/blog/virtual-reality-marketing/

https://www.virtualrealitymarketing.com/vr-marketing-case-studies/

https://mbryonic.com/best-vr-marketing/

https://blog.hubspot.com/marketing/vr-marketing-examples

https://blogs.oracle.com/marketingcloud/3-opportunities-virtual-reality-presents-for-marketers

https://www.emarketer.com/content/apple-looking-roll-powerful-vr-experience-early-2022

https://www.everisestudos.com.br/pdf-xreality-2020

--

--